Durante a gravidez as manchas que aparecem no rosto, nariz e queixo são chamadas de cloasma gravídico ou melasmas, aumentam devido à quantidade dos hormônios no corpo da grávida, facilitando a penetração dos raios ultra-violetas e a pigmentação na pele. Em geral, essas manchas atingem mulheres com a pele muito clara, com facilidade para se queimar ou nas morenas a partir do terceiro mês de gestação.
O cloasma gravídico (manchas na pele), popularmente chamado de ‘máscara da gravidez’, tende a sumir gradativamente e espontaneamente alguns meses depois do parto, embora alguns tratamentos realizados junto com um dermatologista acelere o seu desaparecimento, principalmente se ele for superfícial
Cuidados com as manchas no rosto na gravidez
Não exponha o rosto diretamente ao sol. Use sempre um filtro solar com bloqueador FPS 30 diáriamente. Um chapéu ou viseira são recomendáveis.
Durante a gravidez e amamentação, as manchas não poderão ser tratadas, pois existem muitos hormônios atuando no corpo. Os medicamentos não são aconselháveis por causa do bebê, só em casos muito especiais com orientação médica. Mas, após esse período, com os tratamentos certos e acompanhamento do seu dermatologista, sua pele voltará ao normal.