A quantidade de ferro elementar prescrita para a gestante é de 27 a 30 mg diárias no segundo e no terceiro trimestres, o que requer suplementação medicamentosa, pois a dieta habitual fornece de 6 a 7 mg de ferro por 1000 kcal.A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que todas as gestantes recebam suplementação no último trimestre da gravidez .
Durante a gravidez, o ferro tem um papel importante, é necessário ter certeza que a gestante o esta consumindo adequadamente. Ele age na formação da hemoglobina materna e fetal, o componente do sangue que transporta o oxigênio.
Na gravidez necessidade de ferro aumenta
Na gravidez, aumenta o volume de sangue da mulher, e o bebê também esta produzindo células de sangue, sendo assim a necessidade de ferro aumenta.
O bebê no último trimestre de gravidez, pega da mãe uma reserva de ferro, para usar nos primeiros seis meses de vida. Para a mamãe é necessário ter uma reserva de estoque de ferro para eventual perdas de sangue durante o parto.
Mães que tiveram anemia durante gestação pode ter bebês com o mesmo problema após o nascimento. Como também ter parto prematuro ou bebês com baixo peso.
Mas lembre-se os suplementos de ferro são melhores absorvidos com vitamina C, laranja e suco de tomate. No caso de alimentos que contêm cálcio, como leite e queijo essa absorção fica prejudicada.