A importância da Vitamina C na gravidez – Em função dos ajustes fisiológicos da gestação, com aumento do volume sanguíneo, normalmente, há redução dos níveis da vitamina C. E o nível abaixo do desejado pode provocar a ruptura da placenta e o parto prematuro.
Tais problemas podem ser eliminados e evitados se, na alimentação diária, existir pelo menos um alimento-fonte: laranja, goiaba, acerola, morango, manga, mamão, couve-flor e vegetais folhosos.
Como a vitamina C é hidrossolúvel, ela dissolve em água, sendo assim o organismo a perde fácilmente pelo suor pelo xixi, a grávida tem que repor todos os dias.
O que ocasiona falta de vitamina C
Segundo estudos realizados, o pouco consumo de alimentos que contêm o ácido ascórbico (vitamina C) na gestação, pode levar a criança a ficar com problemas da potencialidade de raciocínio, memória e aprendizagem futuramente.
A dose recomendada de vitamina C é de 2g por dia.E na maioria das vezes não há necessidade de utilizar suplementos dessa vitamina.Sendo que a falta de vitamina C no organismo da mulher que espera um bebê, pode ocasionar maior risco de infecções, parto prematuro, ruptura prematura de membrana e eclampsia.
Quantidade de vitamina C nos alimentos
: