Na década de 1940, um homem chamado Arnold Kegel criou um novo tipo de exercício físico, que hoje conhecemos como “Exercícios Físicos de Kegel”. Na época, o objetivo de Arnold era criar uma nova forma para o fortalecimento do músculo pubococcígeo.
Quer dizer, os exercícios Kegel bem realizados colaboram no fortalecimento dos músculos pélvicos. Estes músculos são os que ajudam a sustentar a vagina e a bexiga, no caso dessa última ajuda a reter a urina, afastando a incontinência urinária.
Basicamente, os exercícios de Kegel funcionam da seguinte maneira: você deverá contrair e descontrair os músculos de Kegel, o que proporcionará a restauração do tônus muscular e a força do músculo.
Incontinência primária
Como benefício o exercício de kegel evita a incontinência urinária, além de fortalecer, traz a prevenção e a redução de possíveis problemas de saúde na região pélvica e ainda aumenta a satisfação sexual.
Isso porque os exercícios de Kegel, trata o prolapso vaginal, além de prevení-lo. Outro ponto importante é que os exercícios de Kegel atuam no tratamento de casos de incontinência urinária em mulheres e também em homens.
Mas para tratar melhor dos benefícios causados pela prática dos exercícios de Kegel, vamos dividí-los em homens e mulheres.
Sendo assim, o público feminino se beneficiará em períodos de gestação, por exemplo, o parto e o aumento do peso corporal podem ocasionar a perda do fortalecimento dos músculos da pelve e na recuperação do prazer sexual juntamente com o parceiro, pois recuperará o tônus na região.
Já para os homens, os benefícios são: atingir o orgasmo sem necessariamente ejacular e atingir outros clímax durante o ato sexual. Isso porque os exercícios causam a elevação dos testículos, reforçam o músculo cremáster e o esfínter anal, aumentam as respostas e reflexos erógenos e consequentemente a performance sexual.
Se você gostou dessas dicas, é importante estar atento ao fluxo da urina, ou seja, não realize o exercício de Kegel quando você estiver em uma micção, o que pode causar uma infecção urinária.
Como realizar os exercícios de Kegel
Para saber quais músculos irá exercitar: você deve prestar atenção quando for iniciar o fluxo urinário pare-o de repente, são esses os musculos que devem ser fortalecidos.
Após saber quais músculos são, quando não estiver urinando é a hora certa de fazer os exercícios, contraia esses músculos e segure por 4 segundo após relaxe-os. Os músculos devem ser contraídos e relaxados por pelo menos 10 vezes de 5 a 8 vezes ao dia.