Ovulação com Coito Programado – Estimula-se a ovulação da paciente por meio de medicamentos (por via oral ou subcutânea), acompanha-se a evolução por meio de ultra-sonografia seriada e programa-se as relações sexuais durante o período ovulatório.
No coito programado a ovulação é induzida por medicamentos (o mais usado é o clomifeno em comprimidos). As ultrassonografias são utilizadas no transcorrrer do tratamento, geralmente a cada dois ou três dias , para saber se a mulher esta ovulando. Caso esteja ocorrendo a ovulação, o casal é orientado a ter relação sexual.
Quem pode usufruir ovulação com coito programado
Essa técnica pode ser usada, caso a mulher não engravide por ter sofrido uma laqueadura, ou por apresentar uma endometriose grave. No caso do homem, devido a uma vasectomia ou por não produzir espermatozóides (azospermia). Mas mesmo a técnica sendo simples, existem restrições que só o médico pode avaliar.
O medicamento citado acima para ovular, não pode ser usado antes que a mulher seja avaliada pelo médico. Pois se o medicamento for tomado indevidamente, na mulher ele pode acarretar cistos no ovário.