Vamos entender primeiro como funciona o colo do útero, ele liga o útero com a vagina. Se a mulher não esta grávida, o canal cervical é a passagem da menstruação e do esperma. Para proteger o útero contra infecção, na gravidez, forma-se um tampão mucoso que fecha essa abertura. Ele permanece fechado até as últimas semanas, só dilata e amolece para dar passagem ao bebê.
Insuficiência Cervical
Insuficiência Cervical, ocorre quando o colo do útero se dilata sem que haja contrações, o que pode acarretar um aborto espontâneo até o sexto mês de gestação. O colo do útero normalmente fica fechado durante a gravidez, exceto por uma pequena abertura, alojando o bebê com segurança. Quando ocorre insuficiência cervicaL o colo afina e se abre mais que o normal, provocando risco de aborto.
Se a dilatação ocorre no 3º trimestre, o obstetra tem a opção de indicar injeções de corticosteróides para ajudar que os pulmões do bebê amadureça mais depressa. Para a mãe repouso absoluto, deitada, para evitar pressão pelo peso da criança.
Em alguns casos, a alternativa a esse problema é o monitoramento semanal por meio de ultra-som vaginal. O médico poderá, também, recomendar a cerclagem: espécie de ponto para fechar a abertura, deve ser feita entre 13 e 16 semanas, antes que as alterações no colo do útero sejam muito aparentes.