Os exercícios físicos na gravidez são importantes, porque facilitam o trabalho de parto, conserva o corpo da mulher, evitam dores nas costas, culotes, flacidez e melhoram a circulação. Quando a grávida pratica exercícios, tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.
Existem algumas restrições para os exercícios físicos na gravidez, que devem ser observadas e bem acompanhadas, principalmente relacionadas à saúde (anemia, sangramento, diabéticas, hipertensas) ou para aquela mulher que já teve parto prematuro em uma gravidez anterior. Os exercícios na gravidez, poderão ser realizados desde que a grávida consulte primeiramente seu médico, ele vai avaliar, orientar e liberar para praticar se não houver restrições.
Exercícios para grávidas
Temos abaixo alguns exercícios para gestante, que beneficiam algumas funções do corpo da
VASOCAPILAR
Esse exercício é muito importante para circulação, a mulher fica na posição deitada, com pernas e braços para o alto, e os sacode. Ajuda mulheres grávidas hipertensa, com varizes, hemorróidas e para quem tem pernas inchadas.
CONTRAÇÃO DA PÉLVIS
Nesse exercício a grávida com as mãos e joelhos no chão, deverá fazer o mesmo movimento igual ao de cócoras que vem logo abaixo, faz com que o bebê se posicione corretamente.
CÓCORAS
Nesse exercício a gestante aprende a ter controle do músculo da pélvis , útil na hora do parto onde vai se sentir mais relaxada. Para efetuá-lo ela deverá contrair e relaxar a pélvis, da mesma maneira como se controlasse a vontade de urinar. Ajuda na hora do bebê nascer, fazendo-o deslizar mais fácilmente.
PONTE
Além de ajudar a amenizar as dores nas costas, evita parto prematuro.
SAPINHO
Fortalece os músculos abdominais e os da pélvis. como também controla a força na hora do parto.
ALONGAMENTO
Ajuda para aquela gestante que tem dor nas costas. Sentada, a gestante abre as pernas para a lateral e alonga para os lados e para a frente
OUTROS EXERCÍCIOS
Caminhada leve, hidroginástica, nadar e exercícios em bicicleta (ergométrica)
ATIVIDADES CONTRA-INDICADAS PARA GRÁVIDAS
Esportes como basquete, vôlei, futebol, aeróbica de alto impacto, devido as alterações hormonais a gestante ficam com as articulações mais frágeis são contra indicadas.
Obs: Sempre antes de efetuar qualquer atividade física, procure aconselhamento e autorização médica.
fonte: Hospital Santa Lúcia