A dor ciática durante a gravidez é incomum , mas pode acontecer. Trata-se de dor no nervo de mesmo nome, que percorre as nádegas e as pernas. Vamos entender um poucos sobre a dor ciática e as dores que ocorrem na grávida.
Dor nas costas na gravidez
A dor na região das costas e pélvica ocorre com frequência na gravidez. Na gravidez o organismo feminino produz um hormônio chamado relaxina que proporciona mais elasticidade aos ligamentos preparando o corpo para o parto com isso vem as dores. Além do que a postura e força muscular da grávida se alteram e os ligamentos e os músculos acabam sendo mais pressionados.
Dor na junta sacroilíaca ocorre com frequência na gestação (esse nome é da articulação que sofre o desconforto). Essa dor normalmente é confundida com dor ciática na gravidez, mas felizmente apenas 1% das grávidas sofrem de dor ciática durante a gravidez.
Dor ciática durante a gestação
Durante a gravidez se houver a dor ciática, o tratamento deve ser prescritos pelo ginecologista ou um ortopedista, que poderá encaminhar para fisioterapia (exercícios para fortalecer os músculos pélvicos, das costas, abdominais e pernas), ou indicar uma cinta ou faixa de sustentação, que ajuda a segurar o peso da barriga e aliviar a pressão sobre a coluna diminuindo as dores.
Os antiinflamatórios que geralmente são indicados para dor ciática, não poderão ser usados durante a gravidez. O tratamento com medicamentos terá de esperar até o nascimento do bebê.
O que fazer
Relatar ao médico as dores nas costas, ele poderá prescrever algum tratamento que poderá ajudar neste período; também vale fazer alongamento e RPG desde que não haja restrição médica.