A ginecomastia é um distúrbio caracterizado pelo aumento excessivo das glândulas mamárias em homens. Em alguns casos, ela vai acompanhada da ocorrência de galactorreia (secreção de leite). Não há uma idade específica para o desenvolvimento da ginecomastia. Isso porque ela pode aparecer em adultos ou adolescentes, fase na qual causa sérios danos psicológicos aos garotos.
Causas da Ginecomastia em Homens
Essa fisiologia pode ocorrer também em vários momentos da vida, no recém-nascido devido a ingestão de hormônios materno, na puberdade devido a produção do hormônio endogeno e na velhice por ganho e perda de peso corporal.
Outras causas da ginecomastia ainda não estão bem definidas, mas há alguns fatores de incidência. Veja quais são: lipomastia (excesso de gordura na região das mamas), medicação com hormônios, diminuição dos níveis de testosterona, doenças crônicas nos rins e fígados, defeitos nos receptores de andrógenos, aumento do estrogênio sérico e AIDS.
De acordo com estudos na área, cerca de 10 a 20% dos casos de ginecomastia são decorrentes do uso de medicamentos, como, por exemplo, a androstenediona usada para aumentar a massa corporal e medicamentos para tratamento de câncer de próstata.
Tratamento da ginecomastia
Um acompanhamento com um especialista na área de endocrinologia (o qual atua no estudo do funcionamento das glândulas) pode ajudar a resolver o problema. Mas se a mama permanecer e passar por um período de endurecimento o mais indicado é a cirurgia.