Tomando a decisão de engravidar, é importante que a mulher providencie uma avaliação clínica, a fim de realizar exames bioquímicos para saber como esta seu estado de saúde. Paralelamente, há necessidade de uma avaliação nutricional e investigação do hábito alimentar que ela segue. Após esta investigação, a futura mamãe deve ser orientada a seguir uma alimentação saudável durante toda a gravidez.
Alimentação antes e durante a gravidez
Em geral, as orientações básicas para promover um ganho de peso adequado ao longo dos noves meses, são necessária e importantes, abaixo temos algumas delas:
1- Evitar o consumo de alimentos gordurosos, como frituras e preparações concentradas em açucar: doces, balas e refrigerantes.
2- Aumentar o fracionamento da dieta em seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e com menor volume em cada uma delas.
3- Preferir alimentos em preparações simples: assados, cozidos, ensopados e grelhados.
4- Aumentar do consumo de vegetais e frutas na entrada das refeições, dando preferência a alimentos crus.
5- Evitar o consumo de arroz e macarrão na mesma refeição, optando por um ou outro.
6- Utilizar sal iodado (refinado) com moderação
7- Consumir alimentos ricos em vitamina C (laranja, morango, melão, abacaxi) nas grandes refeições (almoço e jantar), pois a vitamina C ajuda na absorção do ferro presente na alimentação.
8- Aumentar o consumo de água entre as refeições.
9- Moderar o consumo de café e chá mate.
10- Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
São coisas simples sem dificuldade de executar. O importante é que a mamãe esteja bem no transcorrer da gravidez e consequentemente o bebê se desenvolva saudável.