Graças aos avanços da medicina, muitos casais concretizam o sonho de serem pais. Os tratamentos para engravidar são indicados de acordo com a necessidade de cada paciente, vejamos abaixo alguns
Tipos de tratamento para engravidar
1- Indução de Ovulação com coito programado
Esse método visa estimular a ovulação da paciente por meio de medicação oral ou subcutânea, é acompanhado a evolução por meio de ultra-sonografia seriada e é programado as relações sexuais durante o período ovulatório.
2- Indução de ovulação com inseminação intra-uterina
Consiste na administração de medicamentos por via subcutânea para estimular a ovulação do processo por ultrassonografia e injeção do sêmen (recolhido em laboratório) dentro da cavidade uterina por meio de cateter durante período ovulatório.
3- Fertilização in vitro
É realizada através da introdução de medicamentos (por via subcutânea) estimulando a maturação folicular e em seguida a recupera-se os óvulos por meio de punção ovariana através de punção ovariana submetida sob sedação.
O sêmen do parceiro é colhido por meio de masturbação e após é colocado em contato com os oócitos, e os embriões formados são devolvidos ao útero materno no segundo ou no terceiro dia após a fertilização.
4- Injeção intracitoplasmática de espermatozóide
É uma técnica complementar à fertilização in vitro, no qual os espermatozóides obtidos são injetados no interior dos óvulos, visando a formação de embriões. Dois ou três dias após esse procedimento, os embriões formados são devolvidos ao útero materno.
Essa técnica é indicada nos casos de infertilidade por fator masculino, incluindo desde de pequenas alterações (oligoastenospermia leve) e pacientes vasectomizados até azoospermia não obstrutiva, em que há necessidade de punção testicular para obtenção de espermatozóides.
Existem também alguns tratamentos cirúrgicos para engravidar, que auxiliam a solucionar as dificuldades da fertilidade de um casal. Não é raro realizar intervenção cirúrgica para resgatar ou corrigir o desvio da fertilidade. Relacionamos alguns deles abaixo:
5- Correção de varicocele
O aumento da temperatura nas veias do escroto causado pelo acúmulo de sangue nos testículos pode comprometer a produação de espermatozóides.
Após a cirurgia, os resultados podem ser percebidos a partir do terceiro mês até dois anos. Pelo menos 60% dos homens intensificam a produação de espermatozóides após a cirurgia.
6- Reversão de vasectomia
Com menos de 3 horas a reversão da vasectomia, conhecida por vasostomia, é normalmente bem sucedida e de rápida recuperação.
7- Extração de espermatozóides
Quando existe uma obstrução no aparelho genital masculino, os espermatozóides podem ser extraídos por intervenção cirurgica e após implantado no óvulo feminino.