A sensação de pernas cansadas durante a gravidez costuma acontecer na segunda metade da gravidez, cerca de 20% das mulheres grávidas. Devido ao estado natural de ganho de peso e as alterações hormonais, é comum durante a gravidez a mulher sentir as pernas cansadas.
Sintomas pernas cansadas na gravidez
Esse desconforto acompanha alguns sintomas, como formigamento e dor nos tornozelos, geralmente, as pernas cansadas manifestam-se no final do dia e com o calor. Isso também pode estar ligado a anemia por falta de ferro no sangue, por isso procure um médico, principalmente se estiver atrapalhando seu sono.
Como amenizar dores nas pernas durante a gravidez
Então o que fazer para acabar com as dores nas pernas, e a sensação de pernas cansada na gravidez? A seguir algumas dicas para acabar ou até mesmo evitar esse desconforto.
1. Faça exercícios regularmente com as pernas: Se a sua rotina ou profissão favorece posições em pé e sentada por períodos longos, o ideal é movimentar os pés em círculos e andar sempre que possível, a idéia é favorecer a circulação do sangue. Se optar por fazer exercícios, evite os que exigem movimentos bruscos; no exercício os pés funcionam como uma espécie de bomba, impulsionam sangue para cima das pernas, consequentemente melhorando a circulação.
2. Evite o calor: O calor diminui a circulação venosa e aumenta o risco de aparecimento das veias; evite lugares quentes, banhos quentes, e insolação; vale, também, evitar a ingestão de bebidas como café depois da metade do dia.
3. Opte por lugares arejados: O frio e o frescor ajudam a contrair as veias, por isso a ingestão de bastante água melhora a circulação sanguínea, outra dica para aliviar as pernas cansadas é o banho com água gelada.
4. Evite roupas e sapatos apertados: O ideal é usar roupas e sapatos apropriados durante a gravidez, vestes apertadas e saltos altos prendem e diminuem a circulação sanguínea das pernas e pés.
5. Cuide da sua alimentação: o peso em excesso aumenta a pressão das veias; evite isso hidratando o organismo com água e com uma boa alimentação, recomendada por um médico nutricionista.
6. Massageie o local cansado: Depois de tomar o banho noturno, faça massagem nas pernas, com movimentos dos pés para cima; e antes de dormir é aconselhável fazer movimentos com as pernas como se estivesse pedalando. Já com a cama, ela deve ter de 10 á 15 centímetros erguidos nos pés.
Mas do que cuidados, o correto é grávida procurar um médico especialista se os sintomas persistirem.