Na gravidez a mulher deve praticar atividade física, caso não haja nenhum impedimento relacionado a sua saúde, uma delas é a hidroginástica para gestante que segundo pesquisa realizada na Universidade de Campinas, esse tipo de atividade, além de fortalecer a músculatura, mantêm a forma e ainda minimizam as dores na hora do parto.
A prática de hidroginástica para grávida, 3 (três) vezes por semana por um período de 50 minutos, segundo dados levantados na pesquisa, melhora as condições psicofísicas da gestante. Pois elas terão oportunidade de conversar com outras gestantes e sentirão que estão cuidando do corpo.
Exercícios de hidroginástica na gravidez
Durante a pesquisa dos exercícios de hidroginastica na gravidez, não houve casos de bebês de baixo peso ou prematuro.A hidroginástica se for autorizada por seu obstetra é segura, mas o ideal é iniciá-la regularmente e moderadamente e numa academia especializada.
O exercício de hidroginástica para gestante, deve ser feito com apoio de uma bóia e se a piscina for térmica, a temperatura da água deve estar entre os 27 e os 29 graus. Valores mais altos podem levar a uma dilatação excessiva dos vasos sanguíneos.
Não deve haver saltos na água pela gestante, a água deve cobrir os ombros, os movimentos das pernas não podem ser altos, elas devem estar afastadas durante o exercício para dar mais equilíbrio, mas não totalmente abertas, para não forçar a anca.