Primeiramente uma alimentação saudável na gestação é essencial tanto para a mãe quanto para o bebê. Interfere na pele, no peso corporal, no aparecimento de estrias entre outros. O resultado de uma boa alimentação diminui todos esses riscos que mencionamos.
O aparecimento de manchas e o aumento de acne, se deve aos hormônios da gravidez, eles aumentam a oleosidade da pele, aumentando a produção do sebo ocasionando a acne. Quanto as manchas é devido aos hormônios estrógeno e progesterona que aumentam a pigmentação da pele.
Controle e tratamento de manchas e acne na gravidez
Para o controle de manchas na pele durante a gravidez é necessário ficar bem aliado ao filtro solar, dê preferências aos de gel caso sua pele seja oleosa, mas se for ressecada prefira uma loção ou creme. E quanto ao fator de proteção deve ser acima de 15.
Em relação a acne na gravidez, uma limpeza de pele realizada em consultório médico pode ser uma opção. O importante é tomar cuidado com o uso de ácidos (como o retinóico e a isotretinoina) são produtos proibidos durante a gravidez, pois podem prejudicar o bebê.
Produtos para acnes e manchas
Existem no mercado produtos à base de Enzimas que dão bom resultado para o caso de hidratar a pele e tratar a acne na grávida. Os principios ativos como: Zymo Clear, Extrato de Portulaca, Extrato de Aloe Vera e Extrato de Pepino, além de controlar a oleosidade, auxiliam na cicatrização, possuem ação anti-acne e desintoxicante, e ajudam a impedir que a pele fique ressecada.
Máscaras de argila com óleo essencial de Melaleuca e Drenagem Linfática também auxiliam o processo de desinflamação e cicatrização da acne. Mas sempre é bom a mulher grávida comunicar ao seu médico sobre qualquer produto ou tratamento que queira se submeter, mesmo que seja os “naturais”.