Em períodos de gravidez é comum ter sono demais ou de menos. No primeiro trimestre normalmente ocorre muito sono na grávida devido as alterações hormonais, principalmente ligados à progesterona, hormônio responsável pela sonolência, em algumas mulheres este estado de sono persiste até o final da gravidez.
Sendo que próximo ao final da gestação quando a barriga esta maiorzinha, pela falta de posição ao deitar; por refluxo; pelo aumento de frequência urinária; ai o sono se torna espaçado e curto, ocorrendo muitas vezes a insônia na gravidez
Falta de sono na gravidez
Para não ficar estressada e cansada pela falta de sono na gravidez, procure ao longo do dia tirar um cochilo, de preferência uma hora após as refeições para que não ocorra refluxo. Evite o sofa, deite na cama em colchão firme e com a barriga virada para o lado esquerdo, nessa posição a circulação é melhor.
A pratica de yoga e a hidroginástica na gravidez com autorização médica ajuda a relaxar e além de tudo trabalha os músculos. Caso não tenha um fisioterapeuta peça para o marido fazer umas massagens de relaxamento. E procure evitar alimentos pesados e condimentados no jantar ou próximo a hora de dormir, como também bebidas a base de cafeína.
Pouco antes de ir dormir comece a se desligar de sua atividades cotidianas, veja um pouco de TV, leia um livro, escute músicas suaves, tudo isso num ambiente tranquilo e com pouca luz. Ah! um banho antes de dormir também pode ser relaxante.
E mais uma dica coloque um travesseiro alto na cabeça e outro entre as pernas para dar um apoio. Se tiver com barrigão use algo embaixo dela para sustentar seu peso, ajuda a trazer conforto. Algumas gestantes não se incomodam de dormir de barriga para cima, nesse caso tudo bem, a posição só não é aconselhável para grávidas com pressão baixa ou pressão alta.