A amamentação é uma etapa importante e fundamental para o desenvolvimento saudável de todo bebê. É através do leite materno que o bebê recebe nutrientes, anticorpos, água e vitaminas, que vão ajudá-lo a crescer forte e com muito mais saúde.
E o leite materno é tão importante, que os médicos recomendam que ele seja o único alimento oferecido ao bebê em seus primeiros seis meses de vida.
Mas logo nos primeiros dias de vida do bebê as mamães ficam na dúvida sobre a hora certa de dar de mamar, principalmente durante a noite, período em que a criança está dormindo mais profundamente.
Devo acordar o bebê para mamar?
E uma das recomendações mais comuns que toda mãe houve é que seu bebê deve ser acordado a cada três horas para mamar. Porém, o mais indicado é, se o bebê está ganhando peso com a amamentação ao longo do dia, não é necessário acordá-lo a cada três horas para mamar durante a noite.
Ao invés disto, o mais indicado é deixar que o bebê acorde naturalmente para mamar, pois aos poucos ele vai fazendo seu próprio horário, e em alguns casos pode dormir até mais horas durante a noite.
E quantas horas o bebê costuma dormir?
Aqui é importante dizer que todo bebê costuma dormir entre 17h a 18h nos primeiros meses de vida, e após 3 meses ele dorme cerca de 15h por dia. E este sono é dividido em vários períodos ao longo do dia, que duram de 3 a 4 horas por vez.
E aos poucos o bebê vai acostumando há dormir mais horas durante a noite, e em alguns casos os bebês com dois meses de vida já conseguem dormir por uma noite inteira, sem que seja necessário acordá-lo para dar de mamar.
O bebê não deve passar muitas horas sem se alimentar
Outro ponto importante a de destacar é que, logo após a primeira semana de vida, o bebê costuma mamar de 6 a 8 vezes durante o dia, e isto deve acontecer pelo menos entre um intervalo de 3 a 4 horas, para que ele possa se desenvolver de forma saudável, e ganhe peso naturalmente.
Por isso não se deve deixar o bebê dormir mais de 4 horas seguidas durante o dia, e quando chega a hora da amamentação, a mamãe deve iniciar os preparativos para amamentação, que podem incluir a troca de fraldas ou mesmo um gostoso banho.
Conversar com o médico é fundamental
Além disso, é importante conversar com o pediatra para saber se o bebê está ganhando peso corretamente, ou se será necessário aumentar as mamadas ao longo do dia.
Também é importante ficar atenta se o bebê estiver dormindo mais de 5 horas seguidas durante o dia, pois pode indicar sintomas de hipoglicemia ou mesmo desidratação.