A campanha Novembro Azul, visa conscientizar homens para prevenção do câncer de próstata. E abaixo temos uma pequena introdução do seja essa doença.
A próstata é uma glândula com o tamanho aproximado de uma noz, que fica localizada próxima à bexiga do homem. Ela tem como principal função dentro do organismo masculino a liberação de um líquido cheio de nutrientes, chamado de esperma, que é responsável pelo transporte dos espermatozoides até o óvulo.
Para que este caminho seja percorrido, a próstata tem ligação direta com o canal da uretra, que sai da bexiga e vai até o final do pênis, permitindo assim a liberação dos espermatozoides. E suas funções são bastante elevadas durante a fase reprodutiva masculina, que costuma ir até seus 40 anos, uma época em que todo homem planeja ter filhos.
Após este período ocorre um declínio, e com isto a próstata começa a ter um crescimento benigno, que costuma acontecer entre 80% e 90% dos homens. Este crescimento pode causar algumas complicações não tão sérias, como a dificuldade e a dor ao urinar, que podem ser tratadas com o uso de medicamentos.
O câncer de próstata
Mas em outros 10% dos casos, o homem pode desenvolver o câncer de próstata, um tumor que pode aparecer em homens a partir dos 50 anos, e que costuma ser hereditário, ou seja, é mais frequente quando já existem casos relatados na família.
Esta doença pode apresentar alguns sintomas, dentre eles:
1• Sensação de dor na parte de baixo das costas ou próximo da pélvis, na região dos testículos;
2• Jato urinário fraco ou reduzido;
3• Urinar várias vezes, principalmente durante a noite;
4• Dificuldade em parar o jato de urina;
5• Sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo acabado de urinar;
6• Sangramento na uretra;
7• Dificuldades de ereção.
Diagnóstico do câncer de próstata
Porém, na grande maioria dos casos, quem sobre com o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma aparente, até que ele esteja em um tamanho considerável.
E por isso é muito importante que os homens a partir dos 50 anos realizem os exames preventivos para detecção do câncer de próstata, que são o exame do toque retal e também o exame de dosagem do nível de PSA, uma proteína presente no sangue.
Ambos os exames podem indicar que o câncer de próstata está se desenvolvendo, e com isso o médico pode solicitar uma biópsia da próstata para confirmação do diagnóstico.
Vale lembrar também que homens com histórico de câncer de próstata na família devem começar a realizar os exames preventivos para diagnóstico bem antes dos 50 anos, para evitar um diagnóstico tardio da doença.
Tratamento do câncer de próstata
O tratamento para combater o câncer de próstata é dividido em dois segmentos, a cirurgia radical ou a radioterapia, ou mesmo ambos os tratamentos podem ser combinados.
Cada um destes tratamentos deverá ser avaliado de acordo com o grau de evolução da doença, e devem ser amplamente discutidos entre os médicos oncologistas, radioterapeutas e urologistas, para avaliar a melhor abordagem.
Vale ressaltar também que na radioterapia o uso de medicamentos hormonais também pode ser recomendado, para aumentar a eficácia do tratamento.
Já em casos aonde ocorrem às metástases, outros tratamentos podem ser indicados, como a manipulação hormonal e uma cirurgia nos testículos, para diminuição dos níveis de testosterona no organismo, que são basicamente o que alimenta o crescimento do tumor. Quimioterapia e outros medicamentos também podem ser indicados, principalmente para alivio de dores e outros sintomas.
Prevenção do câncer de próstata
Como vimos, o câncer de próstata é uma doença que pode atacar de maneira silenciosa, e é isto que a torna o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
E a grande maioria destes casos ocorre devido a um enorme preconceito com a realização do exame de toque retal, que ainda é o mais eficiente para comprovação de alterações no tamanho da próstata, de modo a indicar o aparecimento do câncer.
Por isso atualmente são realizadas campanhas em todo mundo, como o Novembro Azul, que visa orientar os homens sobre a importância de realizar os exames preventivos o quanto antes, para que, em caso positivo, o câncer de próstata possa ser tratado de forma adequada, eliminando assim seus sintomas.