A amamentação é benéfico para saúde intelectual, nutricional e física do bebê, mas ainda tem mais uma vantagem , mamando o bebê vai respirar pelo nariz, sendo obrigado a morder, avançar e retrair as mandíbulas, propriciando assim um estímulo muscular e esquelético da face, com isso terá uma boa oclusão dentária.
Higiêne bucal deve ser feita desde do nascimento da criança
A higiêne bucal deve iniciar a partir do nascimento do bebê. Quando recém-nascido, a limpeza deve ser realizada com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para retirar os resíduos de leite que ficou.
A partir do nascimento dos primeiros dentes , a fralda deve ser trocada por uma dedeira. Quando aparecer primeiros molares decíduos, aproximadamente aos 18 meses, a higiêne deve ser feita com uma escova dental infantil com um creme dental sem flúor.
E é só a partir dos 2 a 3 anos de idade, que o creme dental fluoretado deve ser utilizado, é quando a criança já saberá cuspir o excesso.
A mamãe não deve soprar ou usar a colher para experimentar a comida do bebê, pois poderá transmitir o streptococcus mutans, bactéria que causa cárie.
Temos o odontopediatra, um especialista que vai orientar como agir na higiêne bucal de seu bebê, a data que deverá levar ao profissional, deve acontecer com o nascimento do primeiro dente decíduo, por volta dos seis meses.
A carie da mamadeira ocorre quando a criança geralmente a noite toma seu leite adoçado e após não é realizada a limpeza bucal adequada.