Estrias na gravidez evitar, prevenir e tratar

Estrias na gravidez tem como prevenir, basta alguns cuidados simples, hidratação da pele com cremes e óleos, alimentação balanceada e muita água.

04/05/2010 22h00m. Atualizado em 02/04/2014 14h57m por:

 

estrias na gravidez

A medida que o bebê cresce dentro da mamãe, acontece uma distensão na pele para acompanhar o formato que altera mês a mês. Devido as alterações hormonais, a pele também sofre nesse processo, ficando um pouco mais desidratada, por isso é importante repor os nutrientes naturais da pele, para que após o bebê nascer ela volte a ficar bonita.

Estrias na gravidez

O sobe e desce hormonal, principalmente nos últimos meses de gestação, contribue para o surgimento indesejável de estrias na gravidez, aquelas com tonalidade vermelhas ou violáceas. Quando não cuidadas pode evoluir para aquelas esbranquiçadas, bem mais complicada de recuperar.

Após o nascimento do bebê a mãe deve procurar um tratamento com um médico especialista, para que ele oriente o que fazer com a região afetada pelas estrias, sendo que alguns tratamentos para estrias não devem ser realizados enquanto estiver amamentando.

Por volta da 14ª semana de gravidez pode aparecer uma faixa fina de pigmentação escura que ocorre longitudinalmente na barriga da futura mãe, muitas vezes confundida com estrias, só que essas após o parto regridem espontaneamente, mas caso isso não ocorra é possível tratá-las com cremes clareadores, evitando exposição solar.

Amenizar ou evitar e tratamentos

Para evitar ou amenizar as estrias, algumas dicas:

– Manter uma boa hidratação da pele, para isso beba bastante água e aproveite dos bons produtos hidratantes indicados para grávidas

– Associar substâncias emolientes aos cremes para preservar a maleabilidade das fibras de sustentação da pele.

– Procure não usar sabonete no final do banho.

– Sob o chuveiro aplicar sobre a pele óleo de uva, amêndoa, kiwi, cereja ou, ainda mel.Retire o excesso apenas com água, se seque e aplique um bom hidratante.

– Cuidado com a variação de peso na gestação.

– Sutiã com boa sustentação

– Usar cinta de sustentação após o parto.

– Escolher produtos para hidratação de qualidade, testados e aprovados.

– Fuja dos derivados de vitamina A e do ácido retinoico. Os demais ácidos devem ser prescritos por médico especialista.

– Exercícios moderados e ingerir alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas, enfim uma boa alimentação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *